TURFE

TURFE

TURFE

TURFE

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CASO DE DOPING NO TARUMÃ AINDA NÃO TERMINOU

NOTÍCIA VEICULADA NA GAZETA DO POVO DE HOJE(07):
O terceiro colocado na edição 2012 do GP Paraná, principal prova turfística do estado, e dois vencedores de páreo estão entre os cavalos flagrados no exame antidoping das provas realizadas dia 21 de outubro, no Jockey Club do Paraná. Ao todo, seis animais tiveram traços de substâncias proibidas encontradas nas suas amostras de urina. Os treinadores pediram a contraprova dos testes.
A edição de hoje do Jornal do Turfe, publicação especializada com sede em Porto Ale­­gre, traz o nome de quatro ca­­valos – Vivre La Luit, Visible Wind, Fight For Love e Tell It To –, todos treinados por Marcos Vinícius Ro­­ca Lanza.
A Gazeta do Povo confirmou com diferentes fontes esses nomes e apurou que os animais El Galeón (treinado por Hamilton Aquino Farias) e Diamante Runner (que tem como técnico Antenor Menegolo Neto) completam a lista.
Visible Wind foi o terceiro colocado no GP Paraná, mais tradicional prova realizada no estado. Vivre La Nuit e Diamante Runner foram, respectivamente, primeiro e segundo no clássico Primavera. El Galeón venceu a prova especial Sílvio Batista Piotto. Fight For Love e Tell It To terminaram seus páreos em quinto e terceiro, respectivamente. Os dez páreos do dia movimentaram, somados, pouco mais de R$ 900 mil em apostas e prêmios.
Os treinadores já se apresentaram à comissão de sindicância instaurada pelo JC para prestar esclarecimentos e solicitar contraprova. Lanza alegou que os seus cavalos foram vítima de contaminação involuntária. Os quatro animais tiveram encontradas na sua urina as substâncias proibidas clentuberol e isoxsuprina, que são estimulantes.
Também será ouvido o médico veterinário José Ro­­naldo Garotti, diretor do serviço antidoping do JC. Garotti é o responsável pelo envio das amostras para o laboratório paulista que realiza os testes.
No dia seguinte ao GP, o médico despachou o material de uma agência dos Correios, acompanhado de dois diretores da entidade. Mais tarde, munido do comprovante, retirou a caixa e a reenviou horas mais tarde.
Segundo a reportagem apurou, Garotti alega que apenas acondionou adequadamente os frascos com a urina dos animais, para que eles não chegassem a São Paulo com qualquer tipo de alteração, interferindo no resultado final.
A própria detecção dos seis casos positivos corrobora a tese de que o vete­­ri­­­­­­­nário manuseou corretamente as amostras.
Resultado
O presidente da comissão de sindicância, Antônio Carlos Zeni, disse que até o início da próxima semana serão concluídas as investigações e, aí sim, o Jockey Club se pronunciará sobre o caso. Se a contraprova confirmar os dopings, os treinadores estarão sujeitos a punições de, no mínimo, 90 dias, de acordo com as substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário